O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, aborda o tema EDUCAÇÃO, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    O arquivo da submissão está em formato: LibreOffice (ODT), Microsoft Word (DOC, DOCX), ou OpenOffice.

    ATENÇÃO: Arquivo em formato PDF não será avaliado.
  • Concordo em contribuir financeiramente para despesas de edição, diagramação, fechamento, upload, hospedagem, DOI e despesas legais da revista. O valor gira em torno e não mais que 150,00 (cento e cinquenta reais), no Brasil, e de 6.200,00 (seis mil e duzentos kwanzas) em Angola.

O artigo será submetido a uma avaliação rigorosa, podendo receber sugestões de alterações e adequações. O autor compromete-se a realizar as correções indicadas pela comissão de leitura dentro do prazo estabelecido.

O envio do artigo não garante a sua publicação; ele será avaliado por uma comissão editorial.

Nota Importante: Não oferecemos serviços de redação de artigos para terceiros e desaprovamos veementemente essa prática. Encorajamos fortemente que todos os autores produzam seus próprios artigos de forma autêntica e independente.

 

Diretrizes para Apresentação do Artigo

A escrita científica tem como objetivo principal apresentar à sociedade os principais achados e novas ideias oriundas da pesquisa ou estudo realizado.

O artigo deve abordar exclusivamente o tema EDUCAÇÃO, ser INÉDITO e seguir rigorosamente as normas da Língua Portuguesa e da ABNT.

Envio e Publicação

Artigos submetidos para leitura e avaliação até o dia 17 do mês, serão considerados para publicação na edição específica do bimestre.

 

ELEMENTOS TEXTUAIS: Os elementos textuais que compõem o artigo são:

Resumo
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referências

O artigo deve conter esses elementos, mas sem a necessidade de ser dividido nessas seções (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão).

FORMATOS: O documento deve ser apresentado com as seguintes configurações:

DOCUMENTO: Formato A4 (21×29,7); Margens: 3 cm à esquerda e 2 cm acima, abaixo e à direita.

Espaçamentos: O corpo do texto com 1,5. Citações com mais de três linhas, legendas e referências deverão ter espaçamento 1,0.

Texto: Justificado – Letras na cor preta, com exceção das ilustrações, que podem contar com outras cores nas letras.

Fonte: Poderão ser utilizadas fontes: Times New Roman, Arial ou correspondente.

Fonte: Citações, tabelas e legendas, utilize tamanho 10.

Títulos e subtítulos: Tamanho 12 negrito; Corpo do texto: tamanho 12 normal; Espaçamento: simples; Alinhamento: Centralizado

Seções e Capítulos: tamanho 11, negrito; Espaçamento: simples; Alinhamento: à esquerda

- Capítulos e seções podem ou não ser numerados.

Citações: Todos os elementos textuais, tais como a ortografia, sinais gráficos, pontuação, entre outros, devem ser rigorosamente respeitados.

Notas de rodapé e legendas: Tamanho 8. Espaçamento: simples; Alinhamento: Esquerda

 

O artigo deve contar com no mínimo: 3.000 palavras

 

APRESENTAÇÃO DO ARTIGO:

De acordo com a ABNT, NBR6022, um artigo em publicação científica deve conter, obrigatoriamente: Título, autor, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

1- TÍTULO: Máximo de 10 palavras; Em negrito; Letras MAIÚSCULAS. Havendo subtítulo, ele deve ser separado do título por dois pontos (:).

2- AUTORIA: Nome completo do autor abaixo do título do artigo, por extenso; Primeira letra de cada nome em maiuscula.

3- RESUMO: Segundo a NBR 6028 da ABNT, o resumo informativo deve conter objetivos, metodologia, resultados e conclusão.

Resumo não é apresentação, e sim, uma descrição concisa dos pontos relevantes de um artigo. Nele o autor apresenta o conteúdo do seu estudo de maneira objetiva e sucinta, e deve conter o propósito, os métodos utilizados, descobertas, resultados e suas conclusões, sempre na terceira pessoa do singular, com verbo na voz ativa.

  De 100 a 250 palavras

 

4- PALAVRAS-CHAVE: As palavras-chave são utilizadas para a indexação do texto e utilizadas nas buscas em bases de dados bibliográficos. Devem ser extraídas de um vocabulário controlado da área de conhecimento a que o artigo pertence. As palavras devem ser essencialmente relevantes e retiradas do texto. Evite extrair palavras do título e Separe as palavras por ponto (.).

Mínimo de 3 e máximo de 5

5- BREVE CURRÍCULO: No breve currículo deve constar a titulação na área do conhecimento do artigo, vínculo institucional e e-mail. Devem ser indicados por asterisco após o nome do autor e colocado em nota de rodapé.

6- INTRODUÇÃO: De acordo com a ABNT, (20023, p. 4.) parte inicial do artigo, devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.

7- DESENVOLVIMENTO: Parte  principal do artigo,  que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado.. Divide-se em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do método.

8- CONCLUSÃO: Parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões  correspondentes aos objetivos e hipóteses (ABNT, 2023, p.4).

9- REFERÊNCIAS: No artigo científico, as fontes citadas devem ser incluídas obrigatoriamente ao final do texto, conforme as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É essencial que a lista de referências seja composta apenas por obras efetivamente consultadas e citadas no decorrer do trabalho. A conformidade com as diretrizes da ABNT garante a precisão e a credibilidade das referências, além de facilitar a verificação e a consulta das fontes pelos leitores.

10- NOTAS EXPLICATIVAS: Utilizadas para esclarecimentos, complementações ou observações incluídas no texto para que não interrompa a sequência lógica da leitura. Devem ser apresentadas no rodapé da mesma página em que é mencionada, sendo enumeradas em ordem crescente.

Fontes utilizadas para estas normas:

http://www.biblioteca.fsp.usp.br/~biblioteca/guia/a_modelos.htm

https://www.ic.unicamp.br/~ariadne/mo901/1s2012/normas-ref.pdf

https://www.pravaler.com.br/normas-abnt-guia-completo-para-formatar-seu-tcc/