A ARTE FACILITANDO A INCLUSÃO ESCOLAR

Conteúdo do artigo principal

Silvana Fátima Boni Morato

Resumo

A Educação Especial tem estado cada vez mais presente nas discussões de âmbito político e educacional. O Brasil vem recentemente discutindo o assunto com a criação de instituições públicas e privadas, além de órgãos normativos e leis federais, estaduais e/ou municipais. A legislação veio para garantir o direito à aprendizagem desses alunos em especial, necessitando assim por parte da escola um olhar diferenciado. No caso do Transtorno do Espectro Autismo (TEA) o mesmo é considerado um distúrbio do desenvolvimento que pode se manifestar logo nos primeiros anos de vida, período em que a criança está começando a estabelecer relações sociais e a se desenvolver cognitivamente. Dentre as inúmeras estratégias podemos relatar o trabalho com a Arte, pois, a disciplina possibilita desenvolver formas de linguagem e expressão diferenciadas, como por exemplo: corporais, cognitivas, não verbais, entre outras. Assim, esse olhar cuidadoso, utilizando diferentes estratégias e ferramentas, contribui para que esses alunos em especial comecem a se relacionar melhor com o mundo a sua volta e consigo mesmo. presente artigo teve por objetivo realizar revisão bibliográfica a fim de investigar as contribuições da Arte no desenvolvimento dos estudantes com TEA. Os resultados encontrados indicaram que a Arte pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, bem como para o desenvolvimento desses alunos, servindo de alternativa para a sua inclusão e autonomia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FÁTIMA BONI MORATO, Silvana. A ARTE FACILITANDO A INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 20, p. 89–95, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/146. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos