O BRINCAR HEURÍSTICO COMO DESEMPAREDAMENTO NA INFÂNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Dentre as fases do desenvolvimento humano, a primeira infância é considerada a mais sensível às influências que os meios social e físico podem exercer sobre esse desenvolvimento. Evidencia o brincar como uma expressão marcante e indissociável da infância, que pode ser desenvolvido em meio à natureza, com poucos recursos e em relação constante com os pares. A natureza precisa estar presente na organização espacial e/ou no cotidiano das instituições, considerando a realidade e as possibilidades de cada contexto, pois é compreendida como um espaço potente para o desenvolvimento infantil. Um dos caminhos do desemparedamento infantil é escutar as crianças, seus anseios e desejos por espaços escolares mais atrativos, que possam brincar ao ar livre e ter contato com o ambiente natural. Para esta pesquisa bibliográfica e documental, usou-se como fonte: livros, artigos, teses, dissertações e documentos que tratam da discussão da temática.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.