REFLEXÕES SOBRE A CONCEITUAÇÃO DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NO SUBSISTEMA DE ENSINO SUPERIOR ANGOLANO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem como objectivo reflectir sobre as práticas pedagógicas na Escola Superior de Ciências Sociais, Artes e Humanidades em Mbanza-Kongo na Província do Zaire-Angola. Foi utlizada uma abordagem bibliográfica. As reformas que se processam no ensino universitário decorrentes da pedagogia universitária, têm acarretado questionamentos relativos à atitude de qualquer profissional, principalmente, do professor do ensino universitário, uma vez que este está, comprometido com os seus estudantes e com a sociedade onde ele está inserido, pelo que deve diferenciar a maneira de trabalhar das propostas das práticas pedagógicas universitárias, que actualmente têm ligações com a tecnologia em curso. Este artigo é resultado de inúmeras discussões e reflexões teóricas dos grupos de professores em torno das práticas pedagógicas dos mesmos e de suas atitudes para um ensino de qualidade na hora de uma eventual mudança de ensino universitário. Achou-se por bem verificar a sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem e buscar rumos que mudem a maneira de se esporem os conteúdos, utilizando os equipamentos informáticos, procurando a diversificação e mudança na sala de aula, fruto da utilização tecnológica. Este facto parte da constatação de que a maior das faculdades, institutos e escolas superiores, contemporaneamente, compreende que o uso da pedagogia universitária na execução das acções docentes pode concorrer para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. A concepção da pedagogia universitária implica que o estudante deve aprender pela investigação para orientar o desenvolvimento do ensino superior.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.