O COPING NOS ESTUDANTES DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-LUANDA-ANGOLA

Conteúdo do artigo principal

Maria do Carmo Miguel Dumba
Fineza Nsona Bunga Kipemba

Resumo

O presente artigo pretende fazer algumas reflexões em torno do coping na vida dos estudantes do Instituto Superior de Ciências da Educação –Luanda-Angola (ISCED-Luanda). Durante a frequência e trajectória no subsistema do ensino superior, vários são os acontecimentos stressantes na vida dos estudantes universitários, que incluem as tradicionais pressões e tensões psicológicas, emocionais e sociais com uma intensidade que varia de estudantes para estudante. Este trabalho dá a conhecer as principais estratégias de coping mais utilizadas pelos estudantes no referido estabelecimento académico. Metodologicamente, escolheu-se a abordagem quantitativa. Os resultados mostram que grande parte dos estudantes inqueridos nunca ouviram falar do coping; ao passo que umas minorias já ouviram falar; a estratégia principal de coping utilizada pelos estudantes, na mencionada instituição, é a estratégia focalizada no problema, seguida pela estratégia focalizada no controlo de emoções.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MIGUEL DUMBA , Maria do Carmo; BUNGA KIPEMBA, FINEZA NSONA. O COPING NOS ESTUDANTES DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-LUANDA-ANGOLA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 31, p. 53–56, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/294. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos