PROTAGONISMO: AS METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo busca reflexões a respeito da inserção de novas práticas na educação, que coloquem o aluno em lugar de destaque no processo ensino e aprendizagem, garantindo a construção de saberes sólidos e transformadores da realidade. Fazer do aluno protagonista tem por objetivo incentivar os educandos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. Trabalhar com as metodologias ativas em sala de aula tem como resultado a transformação na forma em que alunos e professores concebem o aprendizado. Ao proporcionar que o aluno pense de maneira diferente, ele automaticamente desenvolve habilidades relacionadas a autonomia, aptidão em resolver problemas, colaboração, confiança, protagonismo, senso crítico, empatia, responsabilidade e participação. Faz-se necessário novas práticas de ensino nas escolas, nas quais os alunos não apenas ocupem o papel de espectadores, e enquanto protagonistas, criem seus próprios saberes.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.