PROTAGONISMO: AS METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

Conteúdo do artigo principal

Arlete Nogueira dos Santos Braga

Resumo

Esse artigo busca reflexões a respeito da inserção de novas práticas na educação, que coloquem o aluno em lugar de destaque no processo ensino e aprendizagem, garantindo a construção de saberes sólidos e transformadores da realidade. Fazer do aluno protagonista tem por objetivo incentivar os educandos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. Trabalhar com as metodologias ativas em sala de aula tem como resultado a transformação na forma em que alunos e professores concebem o aprendizado. Ao proporcionar que o aluno pense de maneira diferente, ele automaticamente desenvolve habilidades relacionadas a autonomia, aptidão em resolver problemas, colaboração, confiança, protagonismo, senso crítico, empatia, responsabilidade e participação. Faz-se necessário novas práticas de ensino nas escolas, nas quais os alunos não apenas ocupem o papel de espectadores, e enquanto protagonistas, criem seus próprios saberes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NOGUEIRA DOS SANTOS BRAGA, Arlete. PROTAGONISMO: AS METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 14, p. 41–45, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/30. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos