A CRENÇA RELIGIOSA E A ESCOLA PÚBLICA

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Antônio Raimundo Pereira Medrado

Resumo

Este estudo pretende investigar e compreender as principais circunstâncias em que ocorrem indução e/ou imposição de valores religiosos, alheios ou contra a vontade dos estudantes, e sem a permissão dos pais, em escolas públicas. É inspirado na pedagogia libertária do espanhol Francisco Ferrer y Guardia, com o aporte teórico de Pierre Bourdieu como referencial, baseada em trabalhos e estudos da professora Roseli Fischmann, e nas experiências vividas em território escolar. É um estudo descritivo qualitativo, caracterizado como um estudo de caso do tipo interpretativo, circunscrito à investigação prática das ações ocorridas no ambiente escolar. O propósito desse estudo é apontar alternativas que fortaleçam a ideia de respeito à diversidade e às diferenças, valorizando o ser humano como indivíduo autônomo, através da educação.

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Como Citar
MEDRADO, Antônio RaimundoPereira. A CRENÇA RELIGIOSA E A ESCOLA PÚBLICA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 35, p. 15–22, 2022. DOI: 10.52078/issn2673-2573.rpe.35.2022.art.352. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/352. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos