VISITA AO MUSEU AFRO-BRASIL: AMPLIANDO O OLHAR SOBRE O CONTINENTE AFRICANO

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Lourdes Aparecida Portela de Sá

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir acerca de como o museu Afro, no Ibirapuera, pode ser referência histórica e metodológica nas aulas de História e como este recurso pode contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, desmistificando a visão eurocêntrica. Ressalta a necessidade de reformulação de subsídios teóricos e metodológicos que auxiliem numa prática pedagógica crítica e que contemple as diversas culturas, atendendo os pressupostos da Lei 10.639/03. Pretende analisar como o professor pode utilizar as diferentes linguagens para aumentar o repertório cultural dos alunos e exercitar o olhar para a diversidade da cultura Africana. Busca desmistificar e desconstruir conceitos, destacando que a África é um continente enorme com muitas riquezas, que vai além dos estereótipos. Para alcançar estes objetivos, esta pesquisa propõe a construção de painéis fotográficos na escola e o estudo de textos e imagens que possibilitem a ressignificação da cultura Africana. Conclui-se que o museu Afro Brasil permite uma articulação entre a história individual e coletiva e se constitui em uma forma de abordar as questões legais que incluía História e Cultura Afro-Brasileira nos sistemas de ensino de todo o país, públicos ou privados. Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica especializada nos temas africanos e fotografia.

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Como Citar
SÁ, Lourdes Aparecida Portela de. VISITA AO MUSEU AFRO-BRASIL: AMPLIANDO O OLHAR SOBRE O CONTINENTE AFRICANO. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 36, p. 45–53, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/367. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos