FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ATUALIDADE

Conteúdo do artigo principal

Leidimar Martins da Rocha Almeida

Resumo

A presente pesquisa de cunho bibliográfico e análise documental, refere-se à reflexão acerca dos fundamentos da educação integral na atualidade no contexto das propostas didático-metodológicas educativas, por meio da compreensão sobre a sua aplicação na adequação dos currículos de acordo com os dispositivos legais vigentes que norteiam a educação básica. O artigo apresenta como objetivo compreender a organização do currículo no contexto da educação integral, considerando a ressignificação das práticas curriculares. A situação problema apresentada refere-se à questão da dificuldade na implementação da proposta devido à sua complexidade, e torna-se urgente as discussões relativas ao tema, no bojo de atender as mais recentes demandas da sociedade, não havendo mais espaço para o ensino tradicional que desconsidera a múltiplas dimensões do ser humano. Este artigo possui referenciais teóricos mencionados nas pesquisas da temática do currículo, como Freire (1994), Gadotti (2009) e Simonetti (2007). Os estudos apontam para a necessidade da discussão coletiva entre todos os atores da comunidade educativa, a relação intersetorial, o diálogo entre as secretarias de ensino e os profissionais envolvidos no processo educativo, a gestão democrática, a formação continuada, e ressalta a relevância do planejamento para a adequação dos tempos, espaços e materiais necessários para a sua aplicação atendendo às especificidades dos educandos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ALMEIDA, Leidimar Martins da Rocha. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ATUALIDADE. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 38, p. 63–70, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/398. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos