O PAPEL DA LITERATURA NO DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO DE ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender o papel da Literatura no desenvolvimento do senso crítico dos educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, investigando se o ensino de Literatura valoriza mais o aprender repetitivo ou instigar os discentes a pensar. Para tal estudo foi feito um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo descritiva com análise qualitativa com professores do 6º ano. Segundo os dados bibliográficos constatou -se a preocupação de muitos estudiosos com o ensino de literatura, no sentido de formar discentes competentes, aguçá-los para o desenvolvimento do senso crítico, assim obter êxito nas mais diversas situações comunicativas. A coleta de dados verificou-se que todos trabalham a Literatura apenas para ensinar aspectos linguísticos da gramática, sem uma abordagem prazerosa das obras literárias.Nos resultados confirmou-se uma divergência entre a metodologia que os docentes diziam praticar. Portanto, pretende-se com este estudo, fazer uma reflexão sobre o ensino de Literatura como prática de leitura prazerosa de obras literárias, em especial a infantojuvenis, no intuito de desenvolver nos discentes desde cedo o hábito de ler, aprofundando-se de tal forma que desenvolva o senso crítico, essencial em todas as circunstâncias da vida.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.