O PAPEL DA LITERATURA NO DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO DE ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdo do artigo principal

Luciana Rodrigues da Graça

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender o papel da Literatura no desenvolvimento do senso crítico dos educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, investigando se o ensino de Literatura valoriza mais o aprender repetitivo ou instigar os discentes a pensar. Para tal estudo foi feito um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo descritiva com análise qualitativa com professores do 6º ano. Segundo os dados bibliográficos constatou -se a preocupação de muitos estudiosos com o ensino de literatura, no sentido de formar discentes competentes, aguçá-los para o desenvolvimento do senso crítico, assim obter êxito nas mais diversas situações comunicativas. A coleta de dados verificou-se que todos trabalham a Literatura apenas para ensinar aspectos linguísticos da gramática, sem uma abordagem prazerosa das obras literárias.Nos resultados confirmou-se uma divergência entre a metodologia que os docentes diziam praticar. Portanto, pretende-se com este estudo, fazer uma reflexão sobre o ensino de Literatura como prática de leitura prazerosa de obras literárias, em especial a infantojuvenis, no intuito de desenvolver nos discentes desde cedo o hábito de ler, aprofundando-se de tal forma que desenvolva o senso crítico, essencial em todas as circunstâncias da vida.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GRAÇA, Luciana Rodrigues da. O PAPEL DA LITERATURA NO DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO DE ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 43, p. 81–94, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/455. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos