ALFABETIZAÇÃO PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

Conteúdo do artigo principal

Giselda Trindade da Silva

Resumo

Na atualidade, questões que envolvem a Alfabetização e Letramento têm sido cada vez mais discutidas em âmbito educacional. Os pesquisadores têm procurado encontrar maneiras para facilitar o processo, pois, na Educação Básica, muitas vezes, ocorre o primeiro contato com o mundo letrado. Para contribuir com a melhoria da Educação, o governo criou em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Uma das questões principais é garantir a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo identificar os aspectos que ajudam no processo de Alfabetização e Letramento, bem como a importância de construir essas habilidades para além dos muros da escola. Foi utilizada metodologia qualitativa através de levantamento bibliográfico, para discutir a visão de diferentes autores sobre o assunto. Os resultados indicaram que a alfabetização precisa ultrapassar as barreiras existentes, evitando que os estudantes saiam da escola e mantenham os números do que a sociedade conhece por analfabetismo funcional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, Giselda Trindade da. ALFABETIZAÇÃO PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 44, p. 41–48, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/475. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos