A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Conteúdo do artigo principal

Girlene Nascimento da Silva Mantovani

Resumo

Há um imenso hiato na qualidade do ensino brasileiro quando comparado a outros países. Entre as disciplinas em que os resultados são particularmente preocupantes, encontra-se a matemática, com a utilização de abordagens frequentemente antiquadas e pouco atraentes para as novas gerações. Contudo, é possível observar o constante e crescente uso de recursos tecnológicos e ferramentas direcionadas à educação. Em algum momento, ocorre uma desconexão e, frequentemente, essa utilização não chega efetivamente à sala de aula. Nesse sentido, a fim de evitar essas divergências na utilização da tecnologia e promover maior engajamento por parte dos estudantes, foram desenvolvidas abordagens ativas. No presente trabalho, serão explorados os conceitos da ludificação, isto é, a utilização de mecanismos encontrados em jogos, como desafios e recompensas, com o propósito de envolver e estimular os alunos no desenvolvimento das atividades.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MANTOVANI, Girlene Nascimento da Silva. A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 45, p. 21–28, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/487. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos