A IMPORTANCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DISLÉXICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente pesquisa irá tratar da importância da alfabetização e do letramento no processo de aprendizagem de crianças com dislexia. Esse tipo de transtorno pode estar ligados a fatores genéticos, comportamentais, a processos cognitivos e psicossociais. Desse modo, o problema da pesquisa será entender os métodos e estratégias utilizadas no ciclo de alfabetização para trabalhar com alunos disléxicos. A dificuldade de aprendizagem e o mau desempenho escolar estão associados a uma série de problemas decorrentes do âmbito individual, familiar, escolar e como consequência também do âmbito social. Nesse cenário a pesquisa possui por objetivo identificar de que forma a dislexia afeta a aprendizagem dos estudantes no ciclo de alfabetização. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa. Os resultados apontaram que esse tipo de trabalho é uma necessidade emergente nesta atualidade, pois afeta não apenas o processo de codificação e decodificação de palavras, mas também a autoestima do estudante. Desse modo, conclui-se que o processo de alfabetização e letramento de alunos com dislexia, devem levar em consideração a influência de aspectos internos e externos, no que tange sua capacidade e apropriação da leitura, da escrita e raciocinio lógico.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.