ARTETERAPIA, LUDICIDADE E INCLUSÃO

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Graziela de Carvalho Monteiro

Resumo

A Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças,
especialmente quando associada às Artes Visuais. Esta área de conhecimento utiliza diversas
linguagens que beneficiam além desta etapa escolar, a Educação Especial. Como metodologia,
escolheu-se a revisão bibliográfica para discutir os aspectos principais quanto ao tema. Como objetivo
geral, o presente artigo traz uma discussão sobre as contribuições da Arteterapia no processo de
inclusão; e como objetivos específicos, a importância do desenvolvimento dos estudantes com
deficiência por meio dessa ferramenta educacional eficaz. Pode-se destacar entre os principais
resultados que a participação das crianças com deficiência em atividades lúdicas promove a integração
com as demais, independentemente de suas limitações. O lúdico ensina a respeitar e aceitar as
diferenças, proporcionando um ambiente inclusivo e acolhedor.

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Como Citar
MONTEIRO, Graziela de Carvalho. ARTETERAPIA, LUDICIDADE E INCLUSÃO. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 53, p. 69–76, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/622. Acesso em: 18 set. 2024.
Seção
Artigos