A FILOSOFIA E AS MULHERES QUE FIZERAM PARTE DO AMOR PELO CONHECIMENTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste estudo é contribuir para desmantelar a ideia do sujeito universal masculino, examinando a Filosofia de forma qualitativa a partir da perspectiva de gênero. Com essa finalidade, nosso primeiro passo é revisitar a participação das filósofas, considerando as contribuições do movimento feminista para a construção do pensamento filosófico. Em seguida, buscamos investigar se os materiais didáticos de Filosofia disponibilizados pelo Ministério da Educação para as escolas públicas brasileiras reproduzem a desigualdade de gênero. Em outras palavras, analisaremos se o conteúdo da disciplina de Filosofia reflete a falta de visibilidade enfrentada pelas filósofas ao longo da história. Dessa forma, buscamos compreender a relação entre a invisibilidade das mulheres no campo filosófico e o conteúdo apresentado nos materiais didáticos do Ensino Médio. Para realizar este trabalho de conclusão de curso, utilizamos uma metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, com a contribuição de autores que abordam o tema das mulheres que deixaram sua marca na Filosofia.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.