A ALFABETIZAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE

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Tania Aparecida Feitosa Medeiros

Resumo

Esse artigo tem como objetivo trazer informações a respeito da alfabetização e o trabalho docente. Justifica-se o tema em questão por notar que a aquisição da alfabetização pode ser compreendida como um processo contínuo de descoberta. No momento em que o indivíduo dá início ao reconhecimento da variedade do mundo ao seu redor, estabelecendo ligações e interpretando o significado das expressões, isso marca o ingresso no fascinante universo da leitura e da escrita, tornando o processo de ensino-aprendizagem profundamente relevante. Na fase primordial da educação infantil, é imprescindível adotar uma abordagem responsável e efetiva no processo de aquisição das habilidades de leitura e escrita, pois isso estabelecerá as bases para o desenvolvimento de aptidões futuras, que serão adquiridas por meio da interação social da criança em seu ambiente educativo. Esse artigo tem como metodologia pesquisa bibliográfica, pautada em autores que denotam a respeito da alfabetização e o trabalho docente. A orientação para a habilidade de decifrar e compreender textos desempenha um papel de suma importância na existência de todo ser humano. O educador, plenamente ciente desse significado, deve utilizar métodos pedagógicos em sala de aula que habilitem o aluno a se tornar um leitor competente.


 

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Como Citar
MEDEIROS, Tania Aparecida Feitosa. A ALFABETIZAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 53, p. 157–163, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/634. Acesso em: 19 set. 2024.
Seção
Artigos