POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA INFLUÊNCIA NA CULTURA ALIMENTAR E NA CONCEPÇÃO DE ALIMENTAÇÃO DOS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: ANÁLISE HISTÓRICA

Conteúdo do artigo principal

Maria de Fátima de Brum Cavalheiro

Resumo

Este artigo apresenta uma análise histórica das políticas públicas educacionais de alimentação escolar existentes no país e, em particular, na cidade de São Paulo. O objetivo central é investigar essas políticas em sua relação com a cultura alimentar e a concepção de alimentação saudável dos educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de análise documental histórica dos dispositivos legais que fundamentam as políticas educacionais de alimentação escolar, e informações obtidas por meio de grupos focais com educadores, a fim de identificar sua cultura alimentar e sua concepção de alimentação saudável. Pretende-se, com base nos resultados encontrados, fornecer subsídios para o fortalecimento do Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo, bem como para o aprimoramento e promoção de ações de Educação e Alimentação Nutricional. É premissa deste estudo a importância de educar para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, tendo a escola como um local propício para a Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A hipótese de que as políticas públicas de alimentação escolar, ao longo de sua história, têm a capacidade de moldar os aspectos teórico-práticos da alimentação nas escolas, parte dessa premissa , mas também a pluralidade cultural de educandos e educadores, nesse aspecto da vida. Outra hipótese pressupõe que o desenvolvimento das políticas públicas e o direcionamento adequado da EAN no currículo escolar têm um impacto importante sobre as práticas e atitudes dentro da escola em relação à alimentação, mas precisa ser constantemente fortalecida, abrangendo, necessariamente, o corpo docente e discente. A investigação examina essas interações em uma perspectiva histórica, visando contribuir para um entendimento mais abrangente e informado das políticas públicas nessa área tão sensível da alimentação escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CAVALHEIRO, Maria de Fátima de Brum. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA INFLUÊNCIA NA CULTURA ALIMENTAR E NA CONCEPÇÃO DE ALIMENTAÇÃO DOS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: ANÁLISE HISTÓRICA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 54, p. 79–87, 2024. DOI: 10.52078/2675-2573.rpe.54.2024.art.646. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/646. Acesso em: 16 set. 2024.
Seção
Artigos