A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo consiste em oferecer argumentos que ajudem os docentes a orientar-se no processo de ensino e aprendizagem concernente a avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem assim como ela é vivenciada no dia a dia na sala de aula. A avaliação formativa é um instrumento valioso e indispensável no sistema escolar, podendo descrever os conhecimentos, atitudes ou aptidões que os alunos apropriam. Deste modo, ela pode ser concebida como elemento integrante da relação pedagógica, permitindo descrever e analisar suas características essenciais. A metodologia utilizada cinge-se na pesquisa descritiva, baseando-se na sistematização dos fundamentos teóricos, na abordagem qualitativa, partindo de fontes bibliográficas, onde buscou-se na literatura documentos que aprimoram-se as idéias sobre o tema. O propósito mais relevante da avaliação formativa foca-se em contribuir ativamente para que os alunos aprendam mais e melhor, na compreensão e com mais profundidade.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.