A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Conteúdo do artigo principal

Nelson Marcos Correia Pedro

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em oferecer argumentos que ajudem os docentes a orientar-se no processo de ensino e aprendizagem concernente a avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem assim como ela é vivenciada no dia a dia na sala de aula. A avaliação formativa é um instrumento valioso e indispensável no sistema escolar, podendo descrever os conhecimentos, atitudes ou aptidões que os alunos apropriam.  Deste modo, ela pode ser concebida como elemento integrante da relação pedagógica, permitindo descrever e analisar suas características essenciais. A metodologia utilizada cinge-se na pesquisa descritiva, baseando-se na sistematização dos fundamentos teóricos, na abordagem  qualitativa, partindo  de  fontes  bibliográficas,  onde buscou-se  na  literatura  documentos  que  aprimoram-se as  idéias  sobre  o tema. O propósito mais relevante da avaliação formativa foca-se em contribuir ativamente para que os alunos aprendam mais e melhor, na compreensão e com mais profundidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PEDRO, Nelson Marcos Correia. A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 54, p. 109–113, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/649. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos