BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM TRAÇO CULTURAL

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Silvia Harue Yogui

Resumo

Este artigo analisa a relevância das brincadeiras tradicionais na educação infantil, destacando seu papel essencial como um traço cultural significativo para o desenvolvimento das crianças. Utilizando uma revisão de literatura, este estudo explora como as brincadeiras tradicionais contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, e como elas servem para a preservação e transmissão de valores culturais. A pesquisa revela que, apesar das mudanças na abordagem educacional, a integração dessas brincadeiras continua sendo valiosa para enriquecer o currículo escolar e promover a educação culturalmente inclusiva. O artigo argumenta que a valorização das brincadeiras tradicionais é fundamental para manter a conexão com as raízes culturais enquanto se prepara as crianças para o futuro. A brincadeira é a linguagem por meio da qual bebês e crianças aprendem e expressam o que aprendem nas relações que vivem, porque é a forma como melhor aprendem nessa etapa da vida.  

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Como Citar
YOGUI, Silvia Harue. BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM TRAÇO CULTURAL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 54, p. 137–142, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/652. Acesso em: 16 set. 2024.
Seção
Artigos