O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA OS PAIS: ABANDONO E NÃO MATRICULAÇÃO ESCOLAR NA COMUNIDADE DE JAMBA YA NGANDZI, MUNICÍPIO DE CHITEMBO, PROVÍNCIA DO BIÉ - REPÚBLICA DE ANGOLA

Conteúdo do artigo principal

César Horácio Guelengue Pataca

Resumo

O presente estudo aborda o significado da escola para os pais: a desistência e a não matriculação escolar na Comunidade de Jamba ya Ngandzi, Município de Chitembo, Província do Bié – República de Angola. Este é um problema comum a várias comunidades em todas províncias de Angola, pelo que se decidiu investigar as suas razões. Para alcançar os resultados desejados, foram utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos de coleta de dados: questionário de dados pessoais, grupo focal e entrevistas em profundidade. A análise dos resultados mostra diversos entraves de ordem cultural, que abrangem tanto a economia familiar como a língua da escolarização não contemplada nas políticas educacionais e nos programas de estudos. O custo de mandar um filho para a escola, a sua distância, a pouca utilidade que os pais vêem para a sobrevivência da família, a necessidade do trabalho dos filhos como trabalho indispensável na economia familiar, o horário das aulas que não contemplam a época da colheita, as diferenças sociais geradas nas famílias da comunidade por estarem ou não na escola, são algumas das dificuldades encontradas. Outra grande desvantagem é que os alunos são educados em português em um país multicultural, onde existem diferentes idiomas nas tribos que vivem na região. Espera-se que esses dados sejam usados para futuras políticas educacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PATACA, César Horácio Guelengue. O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA OS PAIS: ABANDONO E NÃO MATRICULAÇÃO ESCOLAR NA COMUNIDADE DE JAMBA YA NGANDZI, MUNICÍPIO DE CHITEMBO, PROVÍNCIA DO BIÉ - REPÚBLICA DE ANGOLA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 57, 2025. DOI: 10.52078/2675-2573.rpe.57.2025.art.685. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/685. Acesso em: 1 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

César Horácio Guelengue Pataca

Pós – Doutorado e Doutor em Psicologia Social na Faculdade de Ciências Psicológicas da Universidade Argentina John F. Kennedy, Buenos Aires. Mestre em Ciências da Educação no Instituto Universitario de Posgrado da Universidade Autonoma de Barcelona - Espanha. Pós-graduado em Ensino de Expressão e Educação Musical pelo BIEF - Bureau de Engenharia em Educação e Formação: Bélgica. Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação – ISCED (na altura afecto à Universidade Agostinho Neto), Luanda. Docente no Instituto Superior de Ciências da Educação – ISCED, Luanda – Angola.