O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA OS PAIS: ABANDONO E NÃO MATRICULAÇÃO ESCOLAR NA COMUNIDADE DE JAMBA YA NGANDZI, MUNICÍPIO DE CHITEMBO, PROVÍNCIA DO BIÉ - REPÚBLICA DE ANGOLA
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Resumo
O presente estudo aborda o significado da escola para os pais: a desistência e a não matriculação escolar na Comunidade de Jamba ya Ngandzi, Município de Chitembo, Província do Bié – República de Angola. Este é um problema comum a várias comunidades em todas províncias de Angola, pelo que se decidiu investigar as suas razões. Para alcançar os resultados desejados, foram utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos de coleta de dados: questionário de dados pessoais, grupo focal e entrevistas em profundidade. A análise dos resultados mostra diversos entraves de ordem cultural, que abrangem tanto a economia familiar como a língua da escolarização não contemplada nas políticas educacionais e nos programas de estudos. O custo de mandar um filho para a escola, a sua distância, a pouca utilidade que os pais vêem para a sobrevivência da família, a necessidade do trabalho dos filhos como trabalho indispensável na economia familiar, o horário das aulas que não contemplam a época da colheita, as diferenças sociais geradas nas famílias da comunidade por estarem ou não na escola, são algumas das dificuldades encontradas. Outra grande desvantagem é que os alunos são educados em português em um país multicultural, onde existem diferentes idiomas nas tribos que vivem na região. Espera-se que esses dados sejam usados para futuras políticas educacionais.
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