O Recreio Tempo e Espaço de Interação e Aprendizagem

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Jeneroso João André
Beatriz Pereira

Resumo

Este artigo tem como foco compreender o recreio como espaço e tempo de interação e aprendizagem dos alunos com vista a melhorar a qualidade de ensino, transformando a aprendizagem em um processo mais prazeroso e significativo, verificar com que actividades os alunos se ocupam no período de recreio, que aprendizagens realizam e se favorecem relacionamentos harmoniosos e prazerosos, buscando responder as seguintes questões: Será que o recreio na escola pode ser considerado um tempo e espaço de interação e aprendizagem para os alunos? Será que as actividades realizadas no tempo e espaço de recreio favorecem o estabelecimento de relações e vivências prazerosas e significativas? Que estratégias são utilizadas no tempo e espaço de recreio para diminuir conflitos indesejados entre os alunos?Os diversos significados atribuídos ao recreio pelos sujeitos se mostraram relacionados a actividades como as brincadeiras, o lanche, a liberdade e até mesmo as brigas. No sistema educativo, o recreio escolar ou intervalo das aulas é um momento presente na vida de todos os alunos, mais não há espaços com equipamentos e materiais que estimulem as brincadeiras. Elas acontecem de forma espontânea em espaços pobres e com os materiais que os alunos trazem. Os alunos e os professores entendem o recreio como sendo um espaço sociocultural próprio, ou como um espaço pedagógico para além da sala de aula. O recreio é um tempo curto, porém, significativo porque acontecem aprendizagens e relacionamentos significativos. Curto, pois como os próprios alunos dizem ele “passa rápido”. Significativo porque os sujeitos que transitam neste território carregam-no de sentidos próprios através da trama de relações sociais que tecem e estabelecem.

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Como Citar
ANDRÉ, Jeneroso João; PEREIRA, Beatriz. O Recreio: Tempo e Espaço de Interação e Aprendizagem. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 57, 2025. DOI: 10.52078/2675-2573.rpe.57.2025.art.691. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/691. Acesso em: 1 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jeneroso João André

Jeneroso João André, natural de Cazenga, Provincia de Luanda. Mestre em Metodologia de Educação de Infância pela Universide do Minho /Portugal, em parceria com o Isced/Huíla. Actualmente, é professor assistente no Isced – Luanda.

Beatriz Pereira

Universidade do Minho, IE, Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal