REGISTRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Uma das formas que nos permite organizar melhor o pensamento e as ideias é a prática do registro. Esta se dá com base em experiências, conhecimentos e práticas acumuladas no dia a dia. Além de possibilitar a quem leciona tomar consciência de suas ações e das características e da trajetória dos alunos, a ferramenta dá subsídio para avaliá-los adequadamente e identificar as propostas mais eficazes para o aprendizado. Este artigo tem como objetivo desenvolver uma discussão da importância do papel do registro norteando o ensino do professor e as aprendizagens dos alunos. O registro é uma forma de articular a própria prática, em que o agir permanente e a sua sistematização possibilitam a interlocução sobre o que se registra e o que é realizado. O registro e a documentação pedagógica possibilitam a construção de memória e autoria, a reflexão sobre as práticas, a comunicação e a aproximação às famílias, favorecendo os processos formativos.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.