REGISTRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Elisama Edilia Oliveira dos Santos

Resumo

Uma das formas que nos permite organizar melhor o pensamento e as ideias é a prática do registro. Esta se dá com base em experiências, conhecimentos e práticas acumuladas no dia a dia. Além de possibilitar a quem leciona tomar consciência de suas ações e das características e da trajetória dos alunos, a ferramenta dá subsídio para avaliá-los adequadamente e identificar as propostas mais eficazes para o aprendizado. Este artigo tem como objetivo desenvolver uma discussão da importância do papel do registro norteando o ensino do professor e as aprendizagens dos alunos. O registro é uma forma de articular a própria prática, em que o agir permanente e a sua sistematização possibilitam a interlocução sobre o que se registra e o que é realizado. O registro e a documentação pedagógica possibilitam a construção de memória e autoria, a reflexão sobre as práticas, a comunicação e a aproximação às famílias, favorecendo os processos formativos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
EDILIA OLIVEIRA DOS SANTOS, Elisama. REGISTRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 17, p. 43–48, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/83. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos