UMA VISÃO REFLEXIVA PARA AS ARTES VISUAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir do conhecimento do papel da arte na educação, como um dos instrumentos de transformação e emancipação do ser humano, e sobretudo, no que se refere à importância da atuação do professor, como um facilitador de diferentes formas de conhecimentos procuramos compreender, como a arte na educação tem, cumprido com a sua função social de formação e transformação do indivíduo. Nesse sentido, o trabalho apresentado, tem como proposta, ressaltar o papel do professor de artes, como mediador do conhecimento, de maneira interdisciplinar, por intermédio das diferentes formas de se fazer artes, a partir da estética, esta inquietação, surge do questionamento da seguinte pergunta: qual o papel da arte na educação e sua função estética? Verificou-se que, de acordo com pesquisadores e, estudiosos, que o conhecimento humano “Se constrói a partir de estruturas mentais, este processo de construção, ocorre por intermédio da mediação entre o sujeito, o objeto o meio físico e social”, (Piaget, 1980) nesse sentido, como um dos objetivos da educação é a formação do indivíduo, de forma a integrá-lo a uma sociedade e que ele seja capaz de produzir, criar, observar, e desenvolver sua própria capacidade crítica, o que responde nosso questionamento inicial, sobre o papel da arte, para a educação, sobre a relevância do professor capacitado em artes, o ensino da arte, estruturado de forma estética, no sentido de direcionamento do currículo escolar, como matéria de relevância e integradora, e que vem cumprindo com o seu papel social, difundindo história, costumes, crenças, políticas, artes e diversão, é estimulando o conhecimento por intermédio das diversas formas de se fazer arte.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.