OS CONHECIMENTOS E OS JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Gisele Aparecida Padilha Vilela

Resumo

O jogo proporciona aos educadores inúmeras possibilidades para facilitar o trabalho pedagógico, e paralelamente, promove na criança um aceleramento em seu desenvolvimento psicológico, cognitivo, motor e social. Na construção do planejamento de atividades, destaca-se, como um forte agente facilitador em todas as etapas da vida escolar do educando, ou seja, desde a educação infantil. Esse pensamento conceitual em relação ao Lúdico foi construído e fundamentado por estudiosos da Educação desde o início da História até os dias de hoje, onde muitas pesquisas apontam o jogo como um ótimo aliado ao ensino de qualquer área do conhecimento, onde se destaca neste estudo o ensino de matemática, que é uma ciência, que em sua essência é abstrata. Desta forma, o presente artigo traz reflexões sobre a utilização de jogos a partir da Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a qualitativa e os resultados encontrados indicaram que os jogos trazem significado as grandezas, as quantidades ao número em si, levando a criança a pensar e agir sobre, organizando assim esquemas de raciocínio ao ser desafiada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
APARECIDA PADILHA VILELA, Gisele. OS CONHECIMENTOS E OS JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 18, p. 55–58, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/113. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos