ATRIBUIÇÕES DE DISCIPLINAS A PROFESSORES NÃO ESPECIALIZADOS NAS ÁREAS A LECIONAR: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DE ENSINO EM SALA DE AULA

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Paulo Cordeiro Leite

Resumo

O presente estudo tem por finalidade reflectir sobre a problemática das atribuições de disciplinas a professores não especializados nas áreas a leccionar e suas implicações nas práticas de ensino em sala de aula que não é só um assunto de fórum académico, mas social e político como cerne do debate. Durante o início do ano lectivo, os professores recebem das Subdirecções Pedagógicas os “horários”, com a disciplina a leccionar, muitas vezes, não bem descriminada, ou seja, nalguns casos, que não são poucos, muitos lhes são atribuídos disciplinas que não coadunam com a sua área de formação ou especialização, beliscando de certo modo, os desígnios do processo de ensino-aprendizagem, e não só. Para o efeito, recorreu-se à pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que as atribuições de disciplinas a professores não especializados, influencia-o a jogar a culpa aos alunos, usando “o mecanismo de defesa”, atribuindo-lhes toda a responsabilidade pelas suas fragilidades e insuficiências e provocam prejuízos no rendimento dos alunos.

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Como Citar
CORDEIRO LEITE, Paulo. ATRIBUIÇÕES DE DISCIPLINAS A PROFESSORES NÃO ESPECIALIZADOS NAS ÁREAS A LECIONAR: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DE ENSINO EM SALA DE AULA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 18, p. 109–113, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/115. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos