INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS: A LEI E A REALIDADE EM SALA DE AULA

Conteúdo do artigo principal

Elida Eunice da Silva

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir o tema da inclusão escolar no Brasil, sobre a necessidade de uma escola mais democrática e humana onde todos serão aceitos e terão seus direitos respeitados, recebendo uma educação de qualidade que tenha como finalidade formar cidadãos, independentemente de suas diferenças. Para tanto, apresentamos as leis que garantem esses direitos e também um histórico da Educação Inclusiva no Brasil, percorrendo o caminho da total falta de atendimento dos portadores de deficiência, passando pelo Paradigma da Institucionalização, o Paradigma de Serviços até os dias atuais onde as políticas educacionais defendem a Inclusão, paradigma que defende a inserção do aluno no meio social independentemente de suas limitações. O maior objetivo é incentivar discussões e reflexões, sobre o que a lei garante e sobre o que realmente é oferecido nas escolas, já que esse é o ambiente mais favorável para a construção do processo educativo por meio dos diversos saberes disponibilizados por todos os envolvidos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
EUNICE DA SILVA, Elida. INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS: A LEI E A REALIDADE EM SALA DE AULA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 20, p. 39–47, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/138. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos