INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS: A LEI E A REALIDADE EM SALA DE AULA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho objetiva discutir o tema da inclusão escolar no Brasil, sobre a necessidade de uma escola mais democrática e humana onde todos serão aceitos e terão seus direitos respeitados, recebendo uma educação de qualidade que tenha como finalidade formar cidadãos, independentemente de suas diferenças. Para tanto, apresentamos as leis que garantem esses direitos e também um histórico da Educação Inclusiva no Brasil, percorrendo o caminho da total falta de atendimento dos portadores de deficiência, passando pelo Paradigma da Institucionalização, o Paradigma de Serviços até os dias atuais onde as políticas educacionais defendem a Inclusão, paradigma que defende a inserção do aluno no meio social independentemente de suas limitações. O maior objetivo é incentivar discussões e reflexões, sobre o que a lei garante e sobre o que realmente é oferecido nas escolas, já que esse é o ambiente mais favorável para a construção do processo educativo por meio dos diversos saberes disponibilizados por todos os envolvidos.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.