IMPACTO DA DÍVIDA PÚBLICA NO PLANO NACIONAL DE ANGOLA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa IMPACTO DA DÍVIDA PÚBLICA NA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE INTENSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PROVÍNCIA DO UIGE-CASO MUNICÍPIO DO KIMBELE NO PERÍODO 2019-2020 debruça-se sobre a análise do Combate ao Analfabetismo em Angola e o processo de alfabetização levado a cabo pelo Estado e os Parceiros Sociais com maior incidência no meio rural, traduzido em programa de governo desde 1975, consubstanciado na erradicação do analfabetismo e incorporado em Programas, Estratégias e Planos de Alfabetização do Estado, no contexto do Sistema de Educação. Para este caso, entre os anos 2019 à 2020. Os constrangimentos ao processo de alfabetização no meio rural têm sido analisados em três vertentes: do acesso à educação e alfabetização de jovens e adultos; dos professores e alfabetizadores, sua formação, recrutamento e fixação, e o da utilização da Língua Oficial e das Línguas Nacionais. A investigação teve por base uma metodologia do tipo qualitativo assente na recolha e análise bibliográfica e documental, constituindo um estudo interpretativo fruto de uma Revisão Bibliográfica Narrativa. Apesar de haver recursos alocados ao combate ao analfabetismo e à alfabetização de jovens e adultos é ainda desafiador, basta olharmos nos níveis dos indicadores recomendados internacionalmente nesta área. Portanto, a dívida pública teve impacto negativo na implementação do Plano de ação para Intensificação de educação de jovens e adultos, facto que teve incidência na desaceleração da marcha progressiva, que se foi registrado nos últimos anos, justificado pelo maior número de pessoas livres do analfabetismo literal, que gradualmente o país, a província e o município de Kimbele foi conquistando.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.