DESENHO ARTÍSTICO UM MEIO TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Alessandro Rodrigues da costa

Resumo

O objetivo deste artigo, como projeto inicial, anseia pela desconstrução das ideias preconcebidas relativas ao desenho e com o abandono de vícios inerentes à sua construção. O projeto em si, “Mais Educação”, foi construído a partir do plano de metas da cidade de São Paulo, tendo em vista as principais dimensões da Secretaria Municipal de Educação: infraestrutura, currículo, avaliação, formação e gestão. Muitas vezes os alunos ganham certos tiques, que condicionam a construção do desenho, devido aos receios que têm em desenhar e ao medo de errar. O resultado é um desenho preso, enrolado e com um tipo de traço intermitente. É nessa fase que se deve possibilitar que os alunos se desprendam desses estereótipos, que soltem o traçado e aceitem o erro como um processo de construção do desenho. Com isso, ganhando mais autonomia, usando o próprio erro para a construção do desenho. A presente pesquisa procura debruçar sobre essas questões e ir um pouco além através do Projeto de Desenho Artístico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
RODRIGUES DA COSTA, Alessandro. DESENHO ARTÍSTICO UM MEIO TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 25, p. 25–30, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/198. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos