O SURDO NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADE E ESTRAGÉGIAS

Conteúdo do artigo principal

Dulcilene dos Santos Lopes Siqueira

Resumo

O presente artigo, conferiu uma pesquisa sobre a questão da educação universitária do povo surdo, que buscou abordagens diferenciadas seguindo algumas vertentes. Nesta investigação, buscou-se informações sobre oferta de cursos bilíngue no ensino superior, observados o contexto. Este artigo tem bases bibliográficas, com objetivo de compreender a experiências e vivências do povo surdo e os desafios para incluí-los em no ambiente de ensino superior universitário, com a justificativa de colaborar com a ampliação das políticas públicas sobre a oferta do ensino bilíngue. Os resultados que foram captados, repercutem e apontam dificuldades e desafios da inserção do povo surdo, bem como os estudantes no ambiente onde sua maioria se trata de pessoas ouvintes, para além do convívio entre surdos e ouvintes, observar como, e o que tais instituições oferecem ao indivíduo surdo, como por exemplo, um profissional intérprete de libras, que é obrigatório o tradutor/intérprete, previsto no Decreto nº 5.626 (BRASIL, 2005).

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DOS SANTOS LOPES SIQUEIRA, Dulcilene. O SURDO NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADE E ESTRAGÉGIAS. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 25, p. 47–52, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/202. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos