AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Conteúdo do artigo principal

Fabiana Lemes da Silva

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a influência da afetividade no processo de aprendizagem, pois a afetividade é parte inerente ao sujeito desde o seu nascimento, seja nas relações estabelecidas entre seus pares ou com o objeto.  A escolha do tema foi baseada na observação de que alguns educandos em sala de aula demonstram certo receio, insegurança e desconforto no relacionamento com seus professores. Fato que não deve ser analisado com neutralidade e naturalidade, já que todos os estágios do processo de aprendizagem asseguram a formação plena do sujeito incluindo suas identidades e personalidades, por meio das relações afetivas desencadeadas nessas interações. Concluímos que dentro do ambiente escolar a afetividade passa despercebida, devido a priorização dos conteúdos sistematizados, da ordem e da rigidez objetivando o cumprimento dos prazos e metas educacionais. Desse modo as emoções, sentimentos e desejos dos estudantes não ocupam uma posição importante na rotina escolar, a ausência disso pode resultar em casos de indisciplina, evasão escolar e desmotivação para os estudos, pois durante todo o processo de aprendizagem os estudantes sofrem influências emocionais sobre seu aprendizado cognitivo, fato relevante que pode proporcionar ensinamentos essenciais que farão parte de sua vida enquanto sujeitos conscientes e participativos, contribuindo para o crescimento integral dos estudantes para futuramente exercer sua cidadania ser ativo em sociedade tendo consciência da importância de sua ação individual e participação nas decisões coletivas. Nesse sentido, esse artigo tem como metodologia científica a pesquisa bibliográfica baseada em estudos sobre as influências da Afetividade no Processo de Aprendizagem com o objetivo principal de proporcionar reflexões sobre as práticas pedagógicas que envolvam a afetividade durante todo o processo de aprendizagem. Considerando sua importância e os benefícios para relações positivas ao longo do processo de aprendizagem que colaborem para que a sociedade possa ser composta por cidadãos éticos, empáticos e com seu desenvolvimento pleno consolidados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LEMES DA SILVA, Fabiana. AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 27, p. 33–37, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/235. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos