JOGOS E DOBRADURAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Utilizados nas aulas de Educação Física, os jogos de tabuleiros apresentam uma importância no processo de ensino-aprendizagem. O artigo pretende utilizar-se dessa estratégia na aplicação do processo de aprendizagem da Matemática. Serão abordados a utilização dos jogos de Tangram, Quadrado Mágico e Origamis (dobraduras), como um instrumento de auxílio no trabalho pedagógico, propondo uma reflexão sobre as práticas adotadas em sala de aula, e propondo sugestões sobre a prática e utilização dos jogos como atividade de apoio pedagógico no processo de aprendizagem da Matemática, também apresentando sugestões de atividades como trabalho de apoio e meio facilitador do ensino-aprendizagem, analisando o impacto e as habilidades desenvolvidas pelos alunos durante o processo. O artigo ressalta ainda os aspectos históricos e lendários de tais temas, e demonstra que os jogos tão presentes na Educação Física também podem auxiliar no trabalho pedagógico e no ensino-aprendizagem da Matemática.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.