A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Pensar a qualidade na educação tem sido, hoje, questão de estudos, práticas e políticas contemporâneas. Porém, mais do que certezas, temos algumas inquietudes sobre a qualidade das instituições de ensino privadas e públicas quanto à formação discente e docente, quanto à gestão, aos resultados obtidos, às condições de permanência dos alunos nas escolas e quanto às possibilidades de uma aprendizagem significativa. É importante verificar que as políticas públicas de educação quase sempre referem-se, em sua engrenagem, à qualidade da educação. O termo qualidade, contudo, tem, com o passar dos anos, tomado formas e conteúdos diferentes, acompanhando as mudanças ocorridas na sociedade. Cada dia mais, a busca pela qualidade tem sido motivo para transformações das políticas e das ações na educação, por vezes, segundo alguns estudos e indicadores, conflitantes ou incoerentes. Assim, é importante verificar, durante as nossas reflexões, qual foi a concepção predominante que a qualidade na educação adquiriu nestes últimos anos, em termos de parâmetros, indicadores e avaliações. No Brasil, quando discutimos a qualidade na educação, é muito comum ouvir dizer que o ensino público no Brasil é de má qualidade. Por isso devemos refletir o que é qualidade. Podemos garantir a qualidade do ensino hoje observando a escola, principalmente a pública, do passado ou do início do século XX? Será que uma escola que oferece um ensino de qualidade em uma grande metrópole atende, com o mesmo nível de qualidade, uma população que vive em uma região menos populosa ou complexa? Vivemos em um país de grande diversidade e cultura imaterial distintas em diferentes regiões e tudo isso deve ser levado em consideração quando discutimos a qualidade na educação. Vivam os alunos na região da Zona da Mata no Nordeste, na região Serrana de um dos estados do Sul, na Amazônia Legal ou em metrópoles e megalópoles dos estados localizados no Sudeste. O Ministério da Educação e Cultura - MEC (2003), se mostra preocupado em fazer que essas distinções sejam refletidas na qualidade da educação, como bem registrado nos manuscritos dos Indicadores da Qualidade na Educação, afinal, todos vivemos num mesmo país, num mesmo tempo histórico, sendo provável que compartilhemos muitas noções gerais sobre o que é uma escola de qualidade.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.