ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo proposto neste texto, será o de refletir práticas de linguagens e contextos sociais ao qual a criança possa compreender o mundo a sua volta a partir da função social dos grafemas e fonemas. Compreender a importância dessa mediação envolve uma prática pedagógica permeada por vivências, interações e brincadeiras dentro de um contexto prazeroso, dinâmico e interativo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram embasados em leitura de artigos, livros e documentos vigentes. Os resultados apontaram que a alfabetização e o letramento é um saber cultural e mesmo na etapa da Educação Infantil é algo de fundamental importância ao desenvolvimento humano. Como considerações finais foi possível concluir que o trabalho com a alfabetização e letramento envolve sobretudo estabelecer relações, resgate da identidade e promoção cultural.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.