ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Geni Santana Cardoso

Resumo


O objetivo proposto neste texto, será o de refletir práticas de linguagens e contextos sociais ao qual a criança possa compreender o mundo a sua volta a partir da função social dos grafemas e fonemas. Compreender a importância dessa mediação envolve uma prática pedagógica permeada por vivências, interações e brincadeiras dentro de um contexto prazeroso, dinâmico e interativo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram embasados em leitura de artigos, livros e documentos vigentes. Os resultados apontaram que a alfabetização e o letramento é um saber cultural e mesmo na etapa da Educação Infantil é algo de fundamental importância ao desenvolvimento humano. Como considerações finais foi possível concluir que o trabalho com a alfabetização e letramento envolve sobretudo estabelecer relações, resgate da identidade e promoção cultural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTANA CARDOSO, Geni. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 31, p. 25–28, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/289. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos