A AVALIAÇÃO COMO UM PROCESSO CONTÍNUO DE APRENDIZAGEM

Conteúdo do artigo principal

Ismenia Maria Pires Vaz

Resumo

A avaliação escolar tem ocupado um espaço bastante importante nos planejamentos pedagógicos. A avaliação tem sido apresentada aos alunos como uma forma de atribuir notas, reprovar ou aprovar o aluno para uma série seguinte, conteúdo pedagógico visto apenas como memorização de informações e o aluno como um ser pacífico e não pensante. O artigo apresenta a avaliação como um processo contínuo de aprendizagem, com o objetivo de diagnosticar a relação ensino-aprendizagem. Buscando entender como o aluno relaciona os novos conhecimentos adquiridos com o conhecimento solidificado, um processo de construção e reconstrução da aprendizagem. O objetivo desse artigo é analisar as práticas da avaliação em uso para poder traçar um esboço da avaliação considerada ideal, fazendo uma análise comparativa, empregando o método qualitativo. Ao pensar em educação no momento histórico atual, exige-se adentrar as especificidades próprias das etapas do ensino-aprendizagem da educação. A avaliação terá um papel de diagnóstica, com objetivo de estabelecer quem adquiriu os conhecimentos necessários previamente estabelecidos. O objetivo desse artigo foi buscar e analisar as práticas da avaliação em uso, e poder traçar um esboço da avaliação considerada ideal, fazendo uma análise comparativa, empregando o método qualitativo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PIRES VAZ, Ismenia Maria. A AVALIAÇÃO COMO UM PROCESSO CONTÍNUO DE APRENDIZAGEM. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 32, p. 61–66, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/305. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos