CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Rosinalva de Souza Lemes

Resumo

Este artigo discute sobre a cultura africana e afro-brasileira nas escolas, particularmente na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, dado seu forte compromisso com as questões envolvidas. Para discutir o assunto, foi idealizado a questão da leitura como ferramenta pedagógica, a fim de desenvolver o hábito e o gosto pela leitura entre os alunos, além de desenvolver a oferta de conhecimento e discussão sobre a questão étnico-racial. A pesquisa foi baseada em levantamento bibliográfico e legislação pertinente para discutir métodos que possam contribuir para essa discussão. Os resultados encontrados demonstraram que é preciso utilizar diferentes elementos para que os alunos não apenas observem, mas, interajam com o assunto e aprendam que existem outras culturas além da sua, a fim de valorizá-las e reconhecê-las como pertencentes a ela.


Palavras-chave: Cultura Africana e Afro-brasileira. Diversidade. Pluralidade Cultural. Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DE SOUZA LEMES, Rosinalva. CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 32, p. 91–94, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/306. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos