GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E SEUS ELEMENTOS CONSTITUINTES

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Maura Antônia Lima

Resumo

Atualmente, questões relacionadas à gestão escolar e democrática nas escolas públicas têm sido alvo de inúmeras discussões, uma vez que o tema está diretamente relacionado à qualidade do ensino, a melhoria do trabalho e o exercício da cidadania. No caso da formação de gestores, é discutido no âmbito das políticas públicas e está entre as profissões que não recebem a devida formação para a função, demonstrando que a gestão democrática ainda encontra alguns percalços no caminho. Sendo assim, o presente artigo teve por a identificação de alternativas de investigação que apontem para a construção de uma gestão pública democrática de qualidade; e como objetivos específicos, a análise de questões educativas que permeiam a aprendizagem e os novos desafios que se fazem presentes no processo de construção da gestão escolar democrática, em relação às demandas que a escola enfrenta na atualidade e em meio a uma sociedade que se democratiza e se transforma. A presente pesquisa caracterizou-se como uma revisão da literatura a respeito do tema. Os resultados indicaram que os desafios enfrentados pela gestão democrática envolve a necessidade das escolas em se organizar democraticamente, pois só poderá desempenhar um papel transformador se atuar em alinhamento com todos os que integram o espaço educativo para atender aos interesses dos estudantes para a ampliação de seus conhecimentos.

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Como Citar
ANTÔNIA LIMA, Maura. GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E SEUS ELEMENTOS CONSTITUINTES. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 33, p. 125–130, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/330. Acesso em: 29 jan. 2025.
Seção
Artigos