AS LINGUAGENS DA ARTE NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo pretende-se compreender como devem ser proporcionadas as práticas educativas de Artes na Educação Infantil, para uma aprendizagem de habilidades artísticas e de desenvolvimento das crianças. Dessa forma, percebe-se que por meio das Artes Visuais as crianças aumentam sua capacidade de expressão e de percepção de mundo, sendo uma importante forma de linguagem na primeira infância. O objetivo do artigo é proporcionar uma reflexão sobre a contribuição que a arte traz no desenvolvimento da criança, uma vez que o sujeito aprende com a interação com o outro e com meio. A metodologia empregada foi de caráter exploratório e descritivo, pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. O contato com a arte se dá pela mediação de um educador competente, sensível, capaz de criar condições para que a criança tenha compreensão sobre seu mundo e sua cultura. Conclui-se que a arte é uma grande atuante no processo de desenvolvimento cognitivo do ser humano, sendo uma ferramenta que a leva desenvolver a sensibilidade, percepção, criatividade e a imaginação.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.