AS LINGUAGENS DA ARTE NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Conteúdo do artigo principal

Jucélia Maria do Nascimento

Resumo

Neste artigo pretende-se compreender como devem ser proporcionadas as práticas educativas de Artes na Educação Infantil, para uma aprendizagem de habilidades artísticas e de desenvolvimento das crianças. Dessa forma, percebe-se que por meio das Artes Visuais as crianças aumentam sua capacidade de expressão e de percepção de mundo, sendo uma importante forma de linguagem na primeira infância. O objetivo do artigo é proporcionar uma reflexão sobre a contribuição que a arte traz no desenvolvimento da criança, uma vez que o sujeito aprende com a interação com o outro e com meio. A metodologia empregada foi de caráter exploratório e descritivo, pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. O contato com a arte se dá pela mediação de um educador competente, sensível, capaz de criar condições para que a criança tenha compreensão sobre seu mundo e sua cultura. Conclui-se que a arte é uma grande atuante no processo de desenvolvimento cognitivo do ser humano, sendo uma ferramenta que a leva desenvolver a sensibilidade, percepção, criatividade e a imaginação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NASCIMENTO, Jucélia Maria do. AS LINGUAGENS DA ARTE NA PRIMEIRA INFÂNCIA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 40, p. 45–52, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/421. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos