A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO: No mundo contemporâneo em que se vive, a realidade mostra que há mais benefícios do que prejuízos na adoção de práticas letivas com recursos tecnológicos. A resistência à inovação é um facto, que se pode explicar pela necessidade que se tem em se adaptar à nova realidade, acarretando com isso a adequação do currículo ao novo paradigma de ensino, ou seja, a flexibilização do currículo. Partindo deste pressuposto, este estudo foi orientado com base na questão: que vantagens e desvantagens tem a utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos? Para responder a esta questão formulou-se o seguinte objetivo: identificar vantagens e desvantagens na utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos. A pesquisa foi desenvolvida com professores de duas escolas do 2º Ciclo do Município de Cazengo. O estudo consumou-se através da observação de aulas a três professores. Utilizou-se como metodologia, o estudo de caso e como técnica de pesquisa uma entrevista, em torno das vantagens e desvantagens da utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos. Os resultados mostram que uma condução exitosa do processo, do ponto de vista teórico metodológico, a mudança da realização de tarefas fechadas para tarefas abertas mais se adequa ao dinamismo proporcionado pela tecnologia. Porém, tal não significa que a mera utilização de recursos tecnológicos resulte, por si só, em mudanças da prática pedagógica. Tal utilização sob as orientações atuais para o ensino de matemática implica desafios e constrangimentos à prática do professor.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.