O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A ABORDAGEM PIKLER PARA O DESENVOLVIMENTO

Conteúdo do artigo principal

Jonatas Hericos Isidro de Lima

Resumo

RESUMO


Pensando na Educação Infantil e na preocupação de um currículo engajador que tenha como base o brincar, é possível escolher dentre diferentes metodologias, a abordagem Pikler, que pode ser utilizada especialmente em bebês, mas, também com crianças maiores. Esse tipo de abordagem apresenta como objetivo principal desenvolver a integralidade da criança em toda a sua essência, a partir de estimulação precoce. Dessa forma, o presente artigo traz como objetivo geral, as concepções de aprendizagem ao longo da Educação Infantil; e como objetivos específicos, a discussão sobre a aplicação da abordagem Pikler nesta etapa escolar, pensando na sua importância junto ao desenvolvimento de bebês e crianças. A metodologia utilizada foi a qualitativa com pesquisa bibliográfica a respeito do tema. Os resultados encontrados demonstraram que o brincar livre, proporciona maior autonomia junto as crianças, possibilitando que elas se tornem protagonistas do conhecimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, Jonatas Hericos Isidro de. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A ABORDAGEM PIKLER PARA O DESENVOLVIMENTO. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 44, p. 55–61, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/471. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos