O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A ABORDAGEM PIKLER PARA O DESENVOLVIMENTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO
Pensando na Educação Infantil e na preocupação de um currículo engajador que tenha como base o brincar, é possível escolher dentre diferentes metodologias, a abordagem Pikler, que pode ser utilizada especialmente em bebês, mas, também com crianças maiores. Esse tipo de abordagem apresenta como objetivo principal desenvolver a integralidade da criança em toda a sua essência, a partir de estimulação precoce. Dessa forma, o presente artigo traz como objetivo geral, as concepções de aprendizagem ao longo da Educação Infantil; e como objetivos específicos, a discussão sobre a aplicação da abordagem Pikler nesta etapa escolar, pensando na sua importância junto ao desenvolvimento de bebês e crianças. A metodologia utilizada foi a qualitativa com pesquisa bibliográfica a respeito do tema. Os resultados encontrados demonstraram que o brincar livre, proporciona maior autonomia junto as crianças, possibilitando que elas se tornem protagonistas do conhecimento.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.