O PROFESSOR ORIENTADOR DE ÁREA - POA DE ALFABETIZAÇÃO: SABERES E FAZERES NECESSÁRIOS À FUNÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto tem por objetivo refletir sobre os saberes e fazeres necessários à função do professor orientador de área da alfabetização - POA - função essa que vem ganhando força e espaço na articulação com a coordenação pedagógica das unidades escolares da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Para apoiar a reflexão foram levados em consideração os documentos oficiais da Rede Municipal de Educação de São Paulo, bem como as pautas formativas das reuniões mensais e as narrativas do grupo de professoras pertencentes ao território da Diretoria Regional de Educação de Itaquera. A questão disparadora para essa escrita versa sobre “Como os encontros formativos contribuem com a construção dos saberes e fazeres necessários à atuação do POA do Ciclo de Alfabetização?” As conclusões revelaram que é necessário que o POA tenha vivência em turmas de alfabetização, que conheça os documentos de base para o trabalho com a alfabetização como o Currículo da Cidade, o Documento Orientador de sondagem, as legislações pertinentes a sua atuação e, principalmente, que tenha clareza da concepção de alfabetização da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Além disso, saber fazer boas perguntas as/aos professoras/es levando-as/os a refletirem sobre suas ações sem, contudo, desqualificá-las é um dos desafios postos a função.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.