PROGRAMA APRENDER E ENSINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Conteúdo do artigo principal

Amanda Maria Franco Liberato

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor a reflexão da importância da formação continuada por meio do Programa Aprender e Ensinar, no contexto Rede formando Rede, que é uma ação potente para que o/a professor/a se aproprie da concepção de alfabetização da Rede Municipal de Educação (RME), sendo ministrado no território da Diretoria Regional de Educação de Itaquera por três professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização de sala regular e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O artigo se fundamenta na Instrução Normativa SME nº 42 de 07/12/2022, nas pautas formativas das reuniões mensais com as professoras formadoras e seus respectivos registros, bem como nas pesquisas de Emília Ferreiro, Ana Teberosky (1999) e Delia Lerner (2002) que dialogam com os documentos oficiais da Rede Municipal de Educação de São Paulo. E após análise dos dados da sondagem em Língua Portuguesa na proficiência de escrita, das turmas de 2º ano referente ao 1º bimestre e ao 4º bimestre de 2023, observamos a diminuição da quantidade de estudantes não alfabéticos e concluímos que a formação continuada por meio do Programa Aprender e Ensinar, embora optativa, contribuiu de forma positiva para este resultado. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LIBERATO, Amanda Maria Franco. PROGRAMA APRENDER E ENSINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 47, p. 37–46, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/504. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos