PROBLEMAS DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DA ANÁLISE DE DADOS À DEMANDA FORMATIVA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da análise de dados para o mapeamento das demandas formativas. A partir da análise dos dados de sondagem dos estudantes do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental) realizado bimestralmente na Rede Municipal de Educação de São Paulo (RMESP) percebeu-se incoerências entre as informações. Ao discuti-las com o grupo de formadores foram levantadas algumas hipóteses, dentre elas que os docentes talvez tivessem dúvidas em como utilizar os problemas em suas aulas além dos períodos de sondagem. A partir dessa reflexão coletiva o curso “Resolução de Problemas no ciclo de Alfabetização” foi elaborado com vistas ao trabalho com problemas de matemática em sala de aula. Concluímos que é necessário investir em outras formações, internas ou externas à escola, possibilitando o aprofundamento dos estudos.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.