Do passado à contemporaneidade: o surgimento da escola, da criança e das infâncias brasileiras
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo resgatar a história das crianças e suas infâncias brasileiras, bem como contar como surgiram as escolas em nosso país para se compreender as características das escolas de Ensino Fundamental, na contemporaneidade, especialmente no atendimento aos anos anos iniciais. Aponta para a ideia de que a concepção de criança e, consequentemente, a noção de infância, é historicamente construída e vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea, nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Este estudo bibliográfico se debruça, de forma especial, nas pesquisas de historiadores e educadores como Philippe Ariès (1981), Maria Luiza Marcílio (1998) e Mary Del Priore (1991). Ao mesmo tempo que narra a história das crianças, conta as contradições das infâncias vividas por elas e como o surgimento da escola brasileira se entrelaçou à história dessas crianças. As considerações finais buscam discutir o passado como ponto de partida para a compreensão da lógica contemporânea que rege a escola de Ensino Fundamental pública e laica em nosso país, contribuindo com a reflexão e a formação dos profissionais que lidam diretamente com a alfabetização nos anos iniciais dessa etapa de ensino.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.