TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo busca maior compreensão acerca das dificuldades de aprendizagem que algumas crianças apresentam, principalmente, na fase de alfabetização. Esta seria a queixa de muitos professores, quase sempre se questionando o porquê de um determinado aluno não aprender no mesmo ritmo dos demais, seria talvez algum problema orgânico, familiar ou sua
própria prática? Estaria esta criança diante de um transtorno ou dificuldade durante o processo de sua aprendizagem? Qual a diferença dessas denominações? Para qual especialista encaminhar? Desanimados, acabam se sentindo culpados pelo fracasso de seu aluno quanto à aprendizagem, por outro lado tem os que acreditam já terem feito tudo que estivesse ao seu alcance e mesmo assim a criança não aprende. A família por sua vez, geralmente, culpa a escola pelo mau desempenho de seu filho, faltando assim o diálogo de ambos, escola e família, que possivelmente seria a essência da resolução dessas questões. Com essa pesquisa bibliográfica, a intenção é tentar esclarecer algumas das causas que talvez interfiram na aprendizagem das crianças por meio de uma perspectiva psicopedagógica. Os motivos são variados e serão demonstrados de forma objetiva no intuito de dirimir algumas dúvidas que se tenha sobre a temática. Portanto a ideia central é tentar nortear o professor nas suas observações em seu cotidiano na sala de aula, possíveis intervenções e encaminhamentos, visando sempre o melhor aprendizado para o educando.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.