DIFICULDADE NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Conteúdo do artigo principal

Cibele Vieira dos Santos Alves

Resumo

A Educação Especial é um direito das pessoas com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento ou superdotação. O principal objetivo dessa modalidade de ensino é garantir um direito fundamental: o acesso à  de educação  qualidade É necessário desenvolver estratégias e práticas que reconheçam e valorizem as diferenças individuais, criando oportunidades de aprendizagem equitativas e promovendo o respeito e a valorização de cada um.Ao adotar uma abordagem inclusiva, a escola se torna um espaço onde as diferenças são celebradas, a diversidade é valorizada e os estudantes têm a oportunidade de aprender com e sobre o mundo que os cerca. Ao elaborar este artigo consideramos como objetivo principal a importância do fazer pedagógico no desenvolvimento do aprendizado de alunos na educação infantil. Nesse processo educacional, o professor e sua percepção de educação inclusiva são fatores primordiais à prática educativa atual, pois diferem em relação à presença de alunos com deficiência em seus ambientes. Dentro deste contexto, procuramos analisar que tipos de problemas surgem quando se trata de alunos com necessidades especiais... A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada dos alunos/crianças, precisamos oportunizar momentos de integração em diferentes faixas etárias, oportunizar aprendizagem verso professor/ aluno, aluno/ aluno e vice versa. A educação inclusiva fornecer  a equidade significa dar valor e respeitar a diversidade  Assim, é importante reconhecer que todos são diferentes com suas especificidades porem e únicos. A inclusão envolve permitir o livre acessos de pessoas, além de garantir que todas se sintam a vontade para compartilhar seus pensamentos, sugestões e agir de acordo com suas personalidades.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ALVES, Cibele Vieira dos Santos. DIFICULDADE NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 50, p. 67–72, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/546. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos