RACISMO INFANTIL: QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A cultura africana influenciou a brasileira em diferentes níveis ao ponto de ser incorporada na mesma. Ela foi introduzida no Brasil com a chegada de pessoas escravizadas vindos da África durante o período do tráfico negreiro. A diversidade cultural está intimamente ligada aos escravos, pertencentes a diversas etnias, já que cada uma compreendia uma língua diferente, trazendo consigo tradições distintas. No Brasil, os povos indígenas também deixaram enormes contribuições para o desenvolvimento da sociedade e nesse sentido, é de suma importância passar para as próximas gerações a importância e incitar a valorização dessas culturas. A presente pesquisa foi realizada a partir de levantamento bibliográfico a respeito do tema. Desta forma, o presente artigo trouxe uma discussão a respeito das relações étnico-raciais no ambiente escolar, baseado em levantamento bibliográfico a respeito do tema. Como objetivo geral, tem-se uma breve discussão sobre as questões étnico-raciais; e como objetivos específicos, o trabalho com as crianças sobre identidade, autoestima, combate ao racismo e discriminação, na Educação Infantil.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.