RACISMO INFANTIL: QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Iolanda Aparecida dos Santos

Resumo

A cultura africana influenciou a brasileira em diferentes níveis ao ponto de ser incorporada na mesma. Ela foi introduzida no Brasil com a chegada de pessoas escravizadas vindos da África durante o período do tráfico negreiro. A diversidade cultural está intimamente ligada aos escravos, pertencentes a diversas etnias, já que cada uma compreendia uma língua diferente, trazendo consigo tradições distintas. No Brasil, os povos indígenas também deixaram enormes contribuições para o desenvolvimento da sociedade e nesse sentido, é de suma importância passar para as próximas gerações a importância e incitar a valorização dessas culturas. A presente pesquisa foi realizada a partir de levantamento bibliográfico a respeito do tema. Desta forma, o presente artigo trouxe uma discussão a respeito das relações étnico-raciais no ambiente escolar, baseado em levantamento bibliográfico a respeito do tema. Como objetivo geral, tem-se uma breve discussão sobre as questões étnico-raciais; e como objetivos específicos, o trabalho com as crianças sobre identidade, autoestima, combate ao racismo e discriminação, na Educação Infantil. 

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Como Citar
SANTOS, Iolanda Aparecida dos. RACISMO INFANTIL: QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 50, p. 113–118, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/552. Acesso em: 6 maio. 2024.
Seção
Artigos