EMOÇÕES, AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA

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Flávia Maria Cordeiro Bezerra Consentino

Resumo

Os avanços dos estudos na Neurociência vêm propiciando uma nova visão do funcionamento entre o cérebro e a emoção e uma das grandes descobertas é que os lobos frontais, a amígdala e o hipocampo se modificam em reação à experiência e essas partes são atingidas de maneira impressionante pelo ambiente emocional e pelas experiências repetidas. A emoção, a forma mais expressiva de afetividade, tem ativação orgânica, ou seja, não é controlada pela razão e pode interferir positivamente no processo de aprendizagem. Neste aporte, o neuropsicopedagogo, profissional que tem conhecimento das múltiplas funções e capacidades
cognitivas, interligadas numa rede neurofuncional, tem a competência de realizar intervenções para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e das funções executivas as quais favorecem na aprendizagem, no controle inibitório, na memória e na flexibilidade cognitiva.

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Como Citar
MARIA CORDEIRO BEZERRA CONSENTINO, Flávia. EMOÇÕES, AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 15, p. 43–49, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/56. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos