O USO DOS MÉTODOS ATIVOS COMO ESTRATÉGIA INOVADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Conteúdo do artigo principal

António Ambriz Camuano

Resumo

Grande parte dos professores, tanto universitários como do Ensino Geral, ensinam maioritariamente a transmissão de conhecimento através das aulas expositivas. O presente artigo tem como objetivo analisar os métodos de ensino que facilitam aprendizagem. O mesmo considera a revisão bibliográfica, que possibilitou analisar o fenómeno em causa. As mudanças ocorridas nas sociedades no século XXI, obrigaram a mudança do papel da escola e impulsionaram as modificações no que diz respeito aos métodos de ensino. Nesta perspetiva, é necessário que o professor tenha competências e habilidades que preparem melhor o aluno para enfrentar os problemas da sociedade, visto que, os métodos tradicionais de ensino já não são mais viáveis para que isso aconteça. Nesta ordem de ideias, o professor precisa buscar estratégias dinâmicas em que o aluno seja o protagonista da sua aprendizagem e o estudo permitiu concluir que, uma dessas estratégias são os métodos ativos, porque facilitam o aluno a aprender a aprender, a saber pensar, a criar, a inovar, a construir conhecimentos e a participar activamente de seu próprio crescimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CAMUANO, António Ambriz. O USO DOS MÉTODOS ATIVOS COMO ESTRATÉGIA INOVADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 53, p. 13–18, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/615. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos