INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO PRIMÁRIO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO

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António Ambriz Camuano

Resumo

O presente artigo aborda a problemática da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino regular do Ensino Primário. O estudo visa contribuir e promover questionamentos através de uma análise sobre as Políticas Educacionais Inclusivas no âmbito da educação primária. Apesar do esforço do Estado angolano em apoiar a política de inclusão, ainda há mudanças necessárias para a emancipação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, principalmente com a participação da família, objetivando uma escola de qualidade para todos. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, procedendo-se de leituras analíticas em livros, documentos normativos e artigos científicos submetidos a uma seleção sistematizada do tema em questão, visando compreender o melhor contexto de aprendizagem no processo educativo das crianças com NEE, e de que modo evoluíram as teorias, os conceitos e as práticas que determinam esse contexto. Nesse processo evolutivo procura-se determinar em que bases se pode defender uma mudança de paradigma e de que modo essa mudança se traduz nas atitudes, nas estruturas, nas práticas educativas e na formação dos professores. A bibliografia consultada veio comprovar a necessidade que as crianças com NEE têm em estar junto dos seus pares e a frequentar as escolas normais como qualquer outra criança.

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Como Citar
CAMUANO, António Ambriz. INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO PRIMÁRIO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 57, 2025. DOI: 10.52078/2675-2573.rpe.57.2025.art.684. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/684. Acesso em: 1 mar. 2025.
Seção
Artigos