METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Simone de Cássia Casemiro Bremecker

Resumo

Esse artigo tem como objetivo reconhecer a importância das metodologias ativas na Educação Infantil. O propósito das abordagens interativas de aprendizagem concentra-se em fomentar a plena participação e envolvimento dinâmico da criança em seu próprio processo educacional, ao invés de ser meramente um receptor passivo de conhecimento. Nos últimos dez anos, cada vez mais instituições educacionais têm adotado essas abordagens interativas, especialmente nos últimos três anos, devido à emergência sanitária provocada pela pandemia da COVID-19, na qual o ensino online desempenhou um papel crucial. É essencial estabelecer um contexto educacional e reconhecer a importância que ele desempenha nas sociedades do conhecimento contemporâneas. Justifica-se o tema desse artigo por perceber que a educação sempre foi vista como um motor impulsionador do desenvolvimento econômico e social de uma nação, e quanto mais abrangente for o sistema educacional, maior será o progresso integral alcançado. Na era moderna, a educação envolve um processo contínuo de aquisição de conhecimento e reeducação do que foi aprendido anteriormente, exigindo o desenvolvimento de competências educacionais ao longo da vida. A metodologia desse artigo é por meio de pesquisa bibliográfica, com a corroboração de autores que denotam a respeito das metodologias ativas na educação infantil.

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Como Citar
BREMECKER, Simone de Cássia Casemiro. METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 53, p. 149–155, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/633. Acesso em: 18 set. 2024.
Seção
Artigos